O natal passou, e agora é preciso planejar a liquidação com agilidade. Um dos objetivos da promoção de uma loja de calçados é desencalhar todo o estoque com grades furadas ou produtos que não tiveram boa procura. Outro é atrair consumidores potenciais para sua loja e convertê-los em clientes.
Lembre-se que estoque parado é dinheiro parado, e isso não é nada bom, não é? Neste artigo vamos abordar algumas ações que devem ser executadas na sua loja para que a sua liquidação seja um sucesso.
Antes de tudo: trocas de presentes do Natal! Perda de tempo?
Nãooo! Aproveite a troca de produtos para vender mais. Coloque na cabeça da sua equipe que a troca é uma oportunidade de aumentar o ticket médio das vendas. Existe uma grande possibilidade de o cliente estar disposto a levar mais produtos devido a promoção, ou mesmo pelo fato de estar precisando repor os calçados para família.
Pense comigo, janeiro além de ser um mês onde muitas pessoas tiram férias, antecede a volta às aulas. Bora deixar seus clientes mais felizes com um calçado novo!
6. Selecione os produtos para a promoção
Para decidir o que liquidar, verifique em seu estoque os produtos que sobraram e que estão com grades incompletas ou então, que estão com grades completas e não tiveram uma boa saída. Utilize para fazer o levantamento de produtos, um relatório de giro de estoque do seu sistema de gestão ou um relatório de curva ABC, que irá apresentar os produtos de acordo com a relevância nas vendas em determinado período de tempo. Produtos com alto giro geralmente não precisam de descontos.
5. Alimente o sistema com os valores da liquidação
Evite surpresas na hora de finalizar as vendas nos caixas, os valores dos produtos precisam estar corretos. Existem ferramentas de promoções nos sistemas que devem facilitar seu trabalho, caso não tenha conhecimento peça ajuda aos consultores do suporte do seu software. Se o valor estiver certo, o atendimento será mais ágil. Mas se estiver errado, vai dar confusão e aquela correria para resolver.
Além disso, você poderá visualizar relatórios de markup dos produtos e valores das vendas em tempo real. Corre e deixa tudo atualizado. O sistema deve te dar as ferramentas necessárias facilitando essa tarefa.
4. Cuide da exposição e identificação dos produtos
Para vender mais utilize a exposição dos produtos ao seu favor. É recomendado expor produtos com alto giro de estoque próximo aos caixas e também selecionar produtos que chamam atenção para colocar na vitrine. Podem ser produtos com um desconto maior por exemplo, procure deixar isso bem visível.
Nas etiquetas e cartazes coloque a informação do preço “De/Por”, pois isso mostra ao cliente um diferencial e é provável que estimule a compra. Para produtos que não estiverem na promoção é importante oferecer um parcelamento atrativo de acordo com as limitações do seu fluxo de caixa.
3. Defina data de início e fim da promoção
É importante definir uma data de início e fim para a campanha de promoção, assim seus clientes poderão se programar para ir até a sua loja. Essas datas devem ser divulgadas conforme falaremos abaixo.
2. Divulgue a liquidação: ela precisa ser vista
Para divulgar a promoção, utilize os meios de comunicação que geram melhores resultados para sua loja. Estrategicamente, isso vai depender muito da cidade e localização física da sua loja de calçados.
Uma coisa que temos percebido conversando com alguns lojistas e que funciona bem para a maioria das lojas, é a divulgação nas redes sociais. O Facebook e o Instagram foram as duas redes sociais que mais cresceram nos últimos anos e são formas de expor a sua loja e seus produtos para um público muito amplo.
Imagine se quem visualizar sua promoção comentar com pelo menos dois ou três amigos? Uau, se a campanha for boa sua loja vai bombar. Veja aqui como divulgar no Facebook e aqui para entender sobre a divulgação no Instagram. Sabemos que tem gente que aguarda ansiosa o mês de janeiro para comprar na promoção. Considere também utilizar o WhatsApp na comunicação. Veja aqui dicas de como utilizar a ferramenta para negócios.
Além dos meios acima, tem o serviço de SMS das operadoras telefônicas. Caso o seu software de gestão tenha integração com o serviço, as mensagens SMS poderão ser enviadas para todos os números de celulares que constam no seu sistema em apenas um comando, é muito simples. Fale com os consultores do seu sistema e procure saber mais informações sobre isso.
1. Defina quanto quer vender
Defina metas claras para sua equipe. Consulte no seu software números dos anos anteriores para fazer a projeção das vendas. Divulgue os resultados alcançados para sua equipe diariamente, e comemore com eles cada número relevante alcançado.
Hora de abrir as portas?
Planejamento? OK.
Equipe pronta? Opa, pera aí!
Depois de todo planejamento e organização da promoção o resultado vai depender da execução, ou seja, depende do trabalho de toda sua equipe.
Depois do natal, todos os colaboradores estão bem cansados, afinal foram exaustivas horas de trabalho não foram? Que tal um café da manhã para sua equipe no dia da abertura da promoção? Criem um grito de guerra, envolva a emoção e entusiasmo no dia a dia, reconheça o esforço de cada um, motive e eles darão o seu melhor.
Abrir as portas? agora sim, hora da largada.
Depois disso, analise as ações que estão sendo realizadas diariamente, mantenha o que está dando certo, mude o que está dando errado e recomece o ciclo. Sua liquidação tem tudo para ser um sucesso, estamos torcendo por você!
Interessante essas informações!