Em 2018, o faturamento das lojas na semana do dia dos pais cresceu 8,45%, em relação ao ano anterior, conforme mostra o SetaIMC (Indicadores do mercado calçadista). E, como estamos próximos ao dia dos pais, e a data é extremamente importante para o varejo, nós avistamos algumas oportunidades para que você fortaleça os laços com seus clientes!
Já notou que calçados, acessórios ou vestuários, além de serem opções seguras para o presente dos papais, também demonstram carinho, cuidado e atenção? A escolha do modelo de um tênis, por exemplo, pode carregar diferentes significados, desde a forma como o filho enxerga o seu grande herói, até um empurrãozinho para que o paizão mude o estilo de vida. Por isso, queremos transformar essas percepções em melhores resultados aí, no seu negócio!
Nem sempre os consumidores têm a imagem clara do que querem, o que para a equipe de vendas é uma baita oportunidade! E se, até mesmo, lojistas experientes sempre se surpreendem quando ao comprar o produto ‘x’, aproveitam para comprar algo para alguém especial (ou vice versa), com certeza seus clientes vão curtir essas dicas!
Abaixo, boas práticas para começar a aplicar hoje:
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Qual é o propósito da sua campanha de dia dos pais?
Quando o nosso propósito está claro para toda a equipe e expressamos ele em nossa comunicação, os objetivos ficam muito mais fáceis de serem alcançados.
É claro que no final, todos querem converter em vendas. Mas porquê você acha que o cliente deve comprar de você e não do concorrente? Qual é o propósito de todas as suas ações?
Alguns exemplos de propósitos, que você pode se identificar:
• Valorizar o departamento masculino da loja
• Liquidar meus estoques
• Divulgar lançamentos ou produtos exclusivos
• Retomar contato com meus clientes
Identifique seu propósito. É ele que vai conduzir as estratégias da sua loja!
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Explore melhor a sua base de contatos
Abandone a ideia de ter que vender para todos os clientes da cidade. Lembra daqueles clientes fiéis, que tem uma história com a sua loja?! Esses mesmos, que te acompanham nas mídias sociais, visitam sua loja e já compraram várias vezes… Essas pessoas merecem e devem ser o foco da sua atenção!
Mas e quando não temos esses dados em mãos? Elencamos algumas dicas de como encontrar as pessoas certas para retomar relacionamento no dia dos pais:
- Identifique quem comprou aí na sua loja, nesse mesmo período, do ano anterior.
- Identifique quem comprou de você para o dia das mães ou outras datas comemorativas.
- Saiba quem comprou de você mais de 2 vezes recentemente.
- Relacione, na sua base, quais clientes informaram estado civil ou outra informação familiar pertinente.
Em seguida, planeje de acordo com o seu propósito e relacione o que mais você pode oferecer para ajuda-los nessa data. Lembre-se de se comunicar de forma original e criativa. A data pede um apelo emocional forte!
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A Escolha dos produtos e a divulgação
Lembra do propósito? Ele te ajuda a eleger os produtos indicados para a sua ação de vendas. Serão mais promocionais? Sofisticados? Vai trabalhar com linhas e coleções?
Um relatório de estoques pode simplificar a sua vida para dar continuidade nessa campanha! Entenda também, quais marcas apresentaram melhor desempenho no setor masculino e arrase nas vendas!
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Casa arrumada & Visual merchandising impecável
Prepare a exposição dos produtos masculinos de modo a valorizá-los.
Com o aumento do fluxo de clientes na loja, tudo deve estar impecável. Preço, organização, remarcações de promoção, e dependendo de como é a organização da sua loja, as numerações disponíveis também precisam ser facilmente encontradas.
Crie ambientes com produtos que se complementam nas vitrines ou nas prateleiras, como por exemplo sapato, cinto, abotoaduras e gravata. Capriche nas embalagens e as deixe à vista para que as pessoas imaginem a entrega do presente com aquele pacote lindão!
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Equipe bem treinada
Compartilhe o propósito com a equipe e o reforce em todas as oportunidades. Reserve um tempo na agenda para conversar com a equipe de vendas, trocar ideias, falar sobre como a loja tem se empenhado para cuidar dos clientes e para converter novos, através da experiência de compra.
Aproveite o momento para reforçar as metas de 2019, traga dados dos anos anteriores e trace um planejamento para superar, até mesmo, as melhores expectativas!
Estimule o sorriso no rosto, a conversa com os visitantes da loja e a escuta ativa das vendedoras. A equipe de vendas é a responsável por criar a conexão com as pessoas que entrarão na sua loja, e as perguntas certas são decisivas. Quanto mais descobertas, mais vendas!
Lembre-se que um(a) mesmo(a) consultor(a) de vendas poderá atender mais de uma pessoa ao mesmo tempo. E para que todos sintam que foram bem atendidos, prepare a galera pra os dias de correria!
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Resolva a vida dos clientes
Quais os possíveis problemas que estão impedindo a compra?
- “Não sabe a numeração do papai”
Será que ele é cliente da loja, e a numeração consta no sistema? - “Não sabe qual estilo ele gosta”
Ele tem rede social? Ajude a pessoa a compreender ou ofereça um vale presente.
- “Sem tempo de buscar o presente”
Venda condicional ou entregue o produto em mãos, já embalado para presente! - “Quer um presente personalizado”
Que tal um cartão super criativo assinado a mão?
Sempre se mostre disposto a ajudar, e se necessário, improvisar para que esse presente tão importante seja inesquecível!
Lembre-se que o pós-vendas pode ser uma grande oportunidade!
Boas vendas!
E você, já aplicou uma ou mais ações aí na sua loja? Compartilha com a gente como foram os resultados!