Uma das principais dores dos lojistas de calçados está relacionada ao acúmulo de estoques em suas lojas devido às dificuldades no planejamento de compras e às baixas vendas. A consequência deste cenário é um fluxo de caixa apertado, que prejudica o resultado financeiro do negócio.
A melhor forma de lidar com essa situação é focar nos processos chaves do negócio que são: compras, gestão de estoque e vendas.
Então, se o estoque de sua loja está alto e o dinheiro está curto talvez o que falaremos a seguir pode te ajudar!
Como acertar nas compras?
O processo de compra de produtos é um dos maiores desafios para os lojistas. Para iniciar sugerimos que você faça as quatro perguntas a seguir:
1. Quem é o seu cliente?
2. O que ele quer consumir?
3. Quanto devo comprar por tipo de produto?
4. Quando devo comprar e principalmente, quando devo receber as mercadorias?
Você teve dificuldades para responde-las? Saiba que o sucesso da gestão de compras depende do planejamento e expertise adquirida com o tempo de mercado, mas uma forma de facilitar isso é utilizar soluções tecnológicas que deem o apoio necessário para sua gestão de compras. Afinal, é muito trabalho e informação que fica difícil controlar na mão.
O monstro que come dinheiro está perto de você: o estoque!
Se ele não for controlado, pode ter certeza, ele vai comer todo o seu dinheiro!
O giro de estoques recomendado para lojas multimarcas é em torno de “4 X 1” e nas monomarcas é “3 X 1”, mas o que temos visto no mercado são estoques extremamente inchados. Existem lojas trabalhando com giros acima de “10 X 1”, essa é uma realidade que abala a estrutura da loja, todo estoque parado gera custos como armazenamento, transferência entre lojas e promoções geram queda do markup.
Há 5 ações que você pode fazer para acelerar o giro do estoque:
1. Repor os produtos que giraram rápido;
2. Melhorar a exposição dos produtos novos que não estão vendendo;
3. Transferir os produtos que vendem bem em uma loja e estão acumulando no estoque da outra;
4. Remarcar quando o produto não vende bem em nenhuma loja;
5. Liquidar o quanto antes para não sobrar para a estação do ano que vem.
Para trabalhar bem as cinco ações acima a agilidade e o tempo certo são fundamentais e para isso exigem o acompanhamento quase que diário do seu giro de estoque. Em nossa experiencia, vimos lojistas que conseguiram melhorar o seu giro de estoque de “6 X 1” para “4 X 1” fazendo esse acompanhamento semanal.
Como vender mais e melhor?
Realizando o planejamento de compra e controlando o giro estoque você conseguirá colocar o produto certo na loja certa e no tempo certo, mas isso não é tudo. É preciso vender mais e melhor! E aí, responda:
• Como está a motivação e qualificação do seu time de vendas?
• Como é a experiência de compra do seu consumidor?
• Como é a comunicação com o seu consumidor?
• Os processos e tecnologias são rápidas e eficientes?
• Você costuma ouvir o seu cliente para pegar um feedback do que pode melhorar na loja?
São várias coisas né? Mas vamos lá, a gente sabe que você e seu time conseguem, envolva mais pessoas da sua equipe nesse desafio e acredite no potencial do seu negócio!
Bom, agora vamos ao que interessa: cadê o dim dim?
Estatisticamente, a falta de fluxo de caixa é um dos principais motivos de falência das empresas.
Por isso, a gestão do fluxo de caixa é extremamente importante para o acompanhamento da saúde financeira de sua loja e te ajudar a tomar decisões como por exemplo: comprar os produtos à vista e conseguir um bom desconto com a indústria ou comprar a prazo, porque vai faltar dinheiro para pagar o aluguel?
O objetivo é fazer uma análise da previsão futura analisando os valores disponíveis, mais os valores a receber, menos o que eu tenho a pagar no período. E não esqueça de considerar as vendas à vista com base no histórico do ano anterior.
Enfim, como fica o final da história?
Chega de reclamar, é hora de colocar a mão na massa! Se você ainda está com o estoque alto e o dinheiro curto é provável que você precisa melhorar um ou mais dos processos citados.
E aí pergunto, o sistema da sua loja é especializado e está trabalhando para fazer a diferença no seu negócio?
Nas próximas semanas iremos enviar artigos específicos e aprofundados sobre cada processo citado neste artigo, afim de auxiliar você lojista a melhorar a gestão da sua loja.