Relacionamento é a palavra chave para conquistar uma carteira de clientes apaixonados pela sua marca, mas na prática as lojas de calçados esbarram no primeiro passo: a coleta de dados, ativo fundamental para atender o novo consumidor. O legal é que sim, as lojas de calçados podem vencer esse desafio e temos 5 Métodos para manter a sua carteira de clientes sempre atualizada!

 

Conheça os 5 métodos infalíveis para manter a carteira de clientes  da sua loja de calçados atualizada + os benefícios nas vendas

 

 

1) OUVIR A DOR DO CLIENTE

Essa técnica precisa ser usada diariamente, toda vez que um cliente entrar na loja. A importância de fazer perguntas abertas, ou seja, evitar as de “sim ou não” e de ouvir atentamente cada palavra dele e entender sua necessidade, reflete muito na hora da compra e ajudará o vendedor a acertar nas próximas vendas.

O Vendedor precisa absorver o máximo de informações  e questionar o cliente com as perguntas pertinentes ao cliente, suas preferências e estilo de vida. Esse hábito gera valiosas informações que podem ser inseridas no Cadastro do Cliente, no campo de observações, em seu sistema de gestão.

Sempre informe seu cliente sobre essa coleta de dados, de forma amigável como “vou anotar que você ama tênis de corrida para enviar a você novidades e promoções” ou “vou anotar em seu cadastro que você gostaria de ser avisada quando houver reposição dessa numeração”

Imagine só, agora, com um cadastro completo, ao fazer contato com ele via ligação ou Wpp para divulgar uma campanha ou então quando vierem produtos da nova coleção? A sua comunicação será muito mais assertiva, pois terá em mãos o estilo favorito daquele cliente, cor, modelo ou necessidade.

 

2)  ABORDAGEM AO CLIENTE

A abordagem ao cliente é muito importante para que ele disponibilize voluntariamente suas informações.

Para que a troca de informações seja possível, e você tenha mais conhecimento sobre o que ele precisa, aproxime-se sempre com um sorriso no rosto e não esqueça de chamá-lo pelo nome. Além de ser o primeiro passo para qualquer relacionamento, faz com que ele sinta o quanto é importante e gera confiança.  Assim, é possível compreender o REAL motivo da visita à loja.

Coletando essas informações, atualize os dados em seu sistema de gestão e seja mais assertivo em situações, como por exemplo: “o cliente X prefere ser chamado pelo apelido, ao invés do primeiro nome”  “o cliente X encontrou aqui na loja um modelo de produto que atende as particularidades dele”

Com essa dica, ficou muito mais fácil iniciar uma conversa pelo Wpp direto do seu ERP e obter uma resposta positiva!

 

3) METAS DE CLIENTES PARA AS VENDEDORAS

Uma ótima forma de obtenção de informações dos clientes para manter a carteira de clientes atualizada, é estimulando os colaboradores!

Dê metas que gerem bonificações as vendedoras, para que quanto mais completo o cadastro de seus clientes, maiores as chances de conquistar a recompensa no final do mês!

Ah, e a bonificação não precisa ser em dinheiro, pode ser algo que elas gostem, um vale hamburguer, um chocolate, um vale manicure ou até um desconto especial na própria loja! Fica a critério da sua imaginação!

Se as suas clientes precisam compreender a importância de Cadastrar o Cliente, elas precisam ler o artigo O novo papel do vendedor nas lojas de calçados: O Super Atendimento

 

4) BENEFÍCIOS PARA CLIENTES COM CADASTRO COMPLETO

A obtenção de novos clientes para sua carteira é muito mais trabalhosa do que fidelizar os clientes que você já possui. Por isso, é importante investir em estratégias que valorizem os clientes que você já tem.

Sabemos que, por vezes, pode ser difícil convencer um cliente a realizar o cadastro completo para a loja, seja por achar desnecessário (para eles mesmos) ou demorado. Mas sua loja pode ajudar ele a mudar de ideia, apresentando benefícios ao invés de um simples cadastro.

Uma estratégia muito interessante é o uso de Cartões VIP. Com eles, o cliente poderá obter vantagens, como:

  • Descontos especiais
    • Venda condicional sem cobrança de taxa
    • Formas de pagamento diferenciadas e muitas outras
    Esse cartão poderá ser entregue para os clientes que possuem o cadastro completo e concedidos a quem fizer mais de 3 compras, por exemplo. Isso deve ser sinalizado no ato da compra, isso estimula o cliente a voltar sempre na loja.

5) CONTATO COM CLIENTES ANTIGOS

Sabe aqueles clientes antigos que você sabe que são fãs da sua loja, mas andam um pouco sumidos? Então, se o cadastro dele estiver completo e atualizado, será muito mais fácil sua comunicação com ele ao entrar em contato via telefone ou Whatsapp!

A cada visita dele na loja, sempre questione o cliente se alguma informação mudou, se ele trocou de telefone ou mudou de endereço. Essas informações são cruciais para o caso de se precisar futuramente, não ocorram tentativas frustradas de contato, como uma ligação ou mensagem por engano!

O melhor momento para atualização desses dados é no check-out. Empodere e treine sua equipe para aproveitar todas as possibilidades de uma tecnologia aliada em sua loja de calçados.

 

Esses métodos, foram aplicados pela Sapati – Loja laboratório da SetaDigital e aprimorados diariamente. Basta alinhar 3 características da sua loja para que sejam aplicados  com muito sucesso. O primeiro é Treinar as pessoas da loja, vendedoras, consultoras, atendentes, caixas, gerentes, etc todas precisam compreender a importância de manter a base de clientes sempre atualizada. O segundo é Escolher e testar métodos que mais se encaixam na sua realidade, pode ser que para sua loja, o mais importante é saber o WhatsApp + Bairro (localização) da cliente ou pode ser que a localização não seja uma informação tão relevante quanto o e-mail, por exemplo. O terceiro é contar com tecnologias que facilitem o cadastro, o armazenamento e o acesso rápido a esses dados pela equipe de vendas, isso porque sua equipe de vendas deverá agir e obter resultados a partir do relacionamento com o cliente.

 

Reflita sobre a realidade do varejo e perceba como nós, enquanto clientes, estamos a cada dia mais decididos e tendenciosos a procurar por produtos específicos, isto é, chegamos na loja sabendo o que queremos, mas dependemos de outras variáveis que influenciam na compra, tais como abordagem pessoal, modelo de atendimento da loja, experiência de compra, oferta e meios de pagamento.

Com tantas variáveis, concluímos que só é possível acompanhar o ritmo dos clientes e sermos relevantes, mantendo a carteira de clientes sempre atualizada e com um trabalho de SUPER ATENDIMENTO.