O desejo de todo empreendedor, que se desafiou a ter um e-commerce, é que as vendas só cresçam! E com o aumento dos pedidos, as tarefas operacionais como cadastrar produtos, controlar o estoque, separar e faturar os produtos podem parecer um trabalho inacabável sem o apoio de tecnologias.
Esse acumulo de tarefas é uma clássica dor dos gestores de e-commerce, que sempre se agrava nos melhores momentos de vendas e é facilmente notada por aqueles que não devem ser prejudicados: os clientes. E, em um ambiente de consumidores exigentes, imediatistas e curiosos, contar com soluções inteligentes é fundamental.
Então, sabendo que a loja virtual é uma filial com outras particularidades de pessoas, processos e tecnologias, como aprimorar a gestão do seu e-commerce de calçados?
Para aumentar a produtividade e eliminar erros precisamos automatizar o máximo de processos. Por isso, a solução deve concluir o ciclo de vendas do e-commerce sem a necessidade de retrabalhos. Mas como tornar isso possível sem aumentar o número de pessoas repetindo tarefas em sistemas diferentes?
Fazendo a integração dos dados entre seu sistema ERP e a plataforma de e-commerce!
Precisamos falar sobre a Integração de Dados
Comprar pela internet só é simples para o consumidor porque alguém investe para proporcionar isso, ou seja, há investimento em pessoas, processos e tecnologias para conectar as informações das lojas físicas às virtuais, manter o catálogo de produtos atualizado com quantidades corretas, preço certo, cálculo e informações de frete, fotos e outras dezenas de detalhes, tudo impecável e funcionando.
E é justamente para otimizar o tempo dedicado a esses processos, e reduzir em 99,9% a reincidência de erros, que o hub integrador é importante. São tarefas, que automatizadas, diminuem consideravelmente os custos operacionais.
O Hub de integração é uma tecnologia inteligente responsável por integrar os canais de venda das lojas, conectar, sincronizar e monitorar as informações entre o ERP e a plataforma de e-commerce. Por isso, falar com o seu fornecedor de ERP no momento do planejamento do e-commerce é uma prioridade!
Agora, você deve estar se perguntando “a integração é obrigatória?”
Não. É possível enfrentar os impactos de não integrar os dados. Contudo, ao considerar o imediatismo do varejo digital, a evolução das tecnologias e o valor agregado pela agilidade da integração entre ERP e Plataforma, esse recurso torna-se essencial para trilhar um caminho de sucesso.
Para comparar, elencamos as principais atividades que compõe o ciclo de vendas:
ATIVIDADE | COM INTEGRAÇÃO | SEM INTEGRAÇÃO |
Cadastro de produtos | Automatizado | Manual |
Fotos de produtos | Automatizado | Manual |
Atualização de estoque | Automatizado | Manual |
Unificação dos estoques | Simples | Complexo |
Cadastro de clientes | Automatizado | Manual |
Pedidos de venda | Automatizado | Manual |
Status do pedido | Automatizado | Manual |
Auditoria de divergências de estoque | Automático | Manual |
Transmissão de documentos fiscais | Automatizado | Manual |
Sem a integração do seu sistema ERP com a plataforma de e-commerce, o excesso de trabalho das equipes fará com que seu e-commerce penda aos atrasos, erros, e, consequentemente a insatisfação dos clientes. O que pode causar um estrago!
Livrar-se dos erros é possível!
A instabilidade de servidores pode gerar falhas pontuais na comunicação do ERP com a plataforma de e-commerce, portanto, uma função essencial do Hub é realizar auditorias de divergências de estoque. Trata-se de uma rotina que confere se as informações da plataforma estão de acordo com as informações do ERP, e monitora possíveis erros de integração. Como você faria essas conferências sem a integração?
E o que a escolha da plataforma de e-commerce tem a ver com o ERP?
A escolha da plataforma é tão importante quanto definir o ERP para seu negócio. Ao observar o segmento de moda, nota-se que a gestão lida com inúmeras particularidades, como por exemplo o controle de estoque por grade e cor. Portanto, comece pelas plataformas já homologadas com o seu fornecedor de software e avalie qual delas atende integralmente o seu modelo de negócio. Por exemplo, o SetaERP tem as seguintes plataformas já homologadas:
- Magento Versão 1.X
- Magento Versão 2.x
- Presta Shop
- Woocomerce
- Moovin
- Tray Varejo
- Vtex
- Nuvem Shop
- Tray corp
- Spirit shop
- Linx Commerce
Toda a vida de uma loja passa pelo ERP , e alguns objetivos do e-commerce tornam-se mais tangíveis quando os dados estão integrados. Se, por exemplo, uma das ações para acelerar o giro do estoque de uma loja de calçados for vender online por meio de um outlet, onde você encontraria as informações para decidir quais produtos serão liquidados? No seu ERP!
O Hub mantém a sua loja em movimento!
Assim como as pessoas, as soluções tecnológicas também precisam se preparar para as inovações do mercado, que chegam sem avisar.
Investir em tecnologias inteligentes aumenta a produtividade e a qualidade do trabalho das equipes, o que possibilita que as habilidades das pessoas sejam direcionadas para atividades que, de fato, contribuem para o crescimento da sua empresa.
É preciso inovar para fazer os clientes mais felizes, e trazer resultados positivos para as lojas. Quer contar com essa tecnologia em sua loja virtual de calçados? Fale com a SetaDigital!
Eu gostaria de saber sobre integração VTEX com SetaDigital, há API aberta para fazermos a integração? Já existe disponível, como funciona o processo?
Olá, Icaro!
Olha só que legal, vocês não precisam se preocupar com a integração, pois ela é realizada através de um hub parceiro homologado, que já tem mais de 150 lojas integradas ao SETA. Tranquilidade não é?
Já enviamos a você um e-mail e explicarmos como funciona. Até!